A transição do Auxílio Emergencial (AE) para o Auxílio Brasil (AB) traz uma boa notícia para o pessoal do Bolsa Família. E uma nem tanto para quem não é. Uns passarão a receber 400 reais (ou mais, a depender do Congresso Nacional) mensais até dezembro de 2022. Outros ficarão sem a ajuda nascida com a pandemia. Será interessante acompanhar o balanço político-aritmético. Na última linha da planilha, será que o governo vai conseguir ganhar em popularidade? Ou vai perder?
Estivessem as autoridades federais desimpedidas, legal e
politicamente, para gastar, ou investir, certamente seriam gigantescas as
pressões pela extensão do AE até depois da eleição do ano que vem. Muito maiores que o alarido desencadeado pela decisão
governamental de fazer uma ginástica contábil e abrir espaço aos 400 reais
mensais às famílias do cadastro único.
Alarido que se mostrou desproporcional, pois praticamente
cessou quando o presidente da República foi ao ministério da Economia para
posar ao lado do ministro e ambos disseram aos jornalistas que estava tudo bem.
Entre eles dois e com o AB. E o caso regrediu rapidamente ao seu tamanho
natural. Mais uma Batalha de Itararé na nossa longa lista.
Se o assunto deu uma hibernada agora, o agito da semana que
acaba já contratou pelo menos um tema relevante para a campanha presidencial.
“Candidato fulano ou candidata fulana, se o senhor ou a senhora vencer a
eleição, o auxílio de 400 (ou mais) reais vai continuar?” E se a pergunta for
para Luiz Inácio Lula da Silva versará sobre um pagamento de 600. Pois é o que,
segundo Lula, Jair Bolsonaro deveria estar pagando.
Então já temos aqui um interessante trabalho para
economistas de campanhas. Achar de onde tirar esse dinheiro dentro do limite
colocado pelo teto de gastos. Cuja continuidade ou não será (já é) outro
assunto-chave. Quem quiser o apoio do dito mercado terá de passar por esse
beija-mão. Ou negociar algum meio-termo. Por exemplo, tirar do teto os
investimentos. Ou os programas sociais. Ou qualquer outra coisa.
Alguma solução precisará aparecer. O cenário hoje é de 1)
gastos constitucionalmente engessados e crescentes, 2) tsunami de recursos
destinados a emendas parlamentares, 3) resiliência de corporações muito bem
situadas no cenário político-administrativo-judicial (e excelentemente
conectadas na opinião pública) para defender os próprios privilégios e 4) um
teto de gastos determinado não pela arrecadação, mas pela inflação.
O conjunto dessas variáveis tende a produzir o cenário de
completa ingovernabilidade que hoje já se vislumbra, e será a situação a
aguardar o próximo presidente da República. Que por sua vez já estará, seja o
atual ou outro, encaixotado pela crescente superforça orçamentária do
Legislativo e pelo voo cada vez mais livre do Judiciário. Dragões que Jair
Bolsonaro deveria ter enfrentado, mas vai deixar vitaminados para o sucessor.
Ou para ele mesmo, se conseguir reverter o atual quadro desfavorável.
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