quarta-feira, 10 de março de 2021

Tempo de guerra

As notícias vêm e vão, mas uma boa notícia do dia é a CoronaVac ser eficiente contra a variante do SARS-CoV-2 surgida em Manaus (leia). São estudos ainda preliminares, e todos sabemos como o meio científico e a imprensa estão coalhados de "estudos preliminares". Mas não custa ter a esperança de que se confirmem. Será excelente se a vacinação com o imunizante de origem chinesa ajudar contra novas cepas.

Outra notícia relevante do dia é a progressiva aceitação da SputnikV na Europa. Desta vez foi o responsável pelas vacinas na Alemanha a elogiar o imunizante russo do Instituto Gamaleya (leia). Pouco a pouco, as barreiras geopolíticas vão sendo permeabilizadas pela necessidade premente de atender à demanda irrefreável das populações por vacinas.

Aqui no Brasil, parece já termos superado o período de desconfianças sobre a CoronaVac. Ou pelo menos já estamos bem perto de superar. Falta agora dar o passo decisivo. Talvez a Anvisa deva reavaliar seu ritmo e compreender que estamos diante de uma emergência nacional em larga escala. Uma situação de guerra. E situações não convencionais exigem atitudes idem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário