quarta-feira, 21 de abril de 2021

Articulação empresarial

O governo Jair Bolsonaro encara desafios imediatos em três frentes. Precisa equacionar suas relações com a nova administração norte-americana, neutralizar - ou tentar - o desgaste na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado sobre a pandemia e evitar a corrosão do apoio na elite empresarial, de olho em 2022. Neste último ponto, enfrenta as alternativas da volta de Luiz Inácio Lula da Silva e da busca de uma alternativa a ambos.

A aproximação do presidente com os empresários esta semana foi tática, para buscar apoio na dura negociação com Joe Biden sobre o clima, mas também estratégica, de olho nos movimentos de Lula e do assim chamado centro, que busca romper a inércia e a debilidade eleitoral de seus possíveis nomes, como apontado nas pesquisas. Até o momento, nenhum deles ultrapassa a barreira entre um e dois dígitos, quando confrontado com os dois líderes.

O governo resolveu esta semana a encrenca do orçamento para 2021, mesmo que à custa de furar o teto de gastos nas despesas não recorrentes. Mas a solução foi aceitável para o ministro da Economia, encerrando mais um miniciclo de rumores sobre a saída dele do governo. A variável a acompanhar agora é o desempenho da economia. E da inflação. Esta última deve ser uma fonte de notícias negativas nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário