terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Dia de recuperação

Hoje as ações da Petrobras recuperaram num dia algo em torno da metade do que haviam perdido ontem. Uma explicação é o papel ter ficado barato. Outra, complementar, é talvez o bicho não ser tão feio quanto pintaram na véspera.

Será prudente acompanhar os próximos movimentos. Se a variação de preços for apenas suavizada, sem ônus excessivos à companhia, e se o resultado para os acionistas for devidamente cuidado, é razoável esperar recuperação das ações, ainda que deva levar um tempinho.

Com o passar dos dias, e a partir da normalização do cenário na Petrobras, é provável que o foco da disputa política se desloque para o Congresso, onde já aparece um fruto apetitoso a ser colhido pela equipe econômica: a desvinculação dos gastos orçamentários.

Ela é o troféu que o comando do Legislativo e o Planalto oferecem para mostrar a sobrevivência da agenda liberal. A trepidação na Petrobras teve efeito centrífugo na elite empresarial. É esperado que o governo agora vitamine as forças centrípetas.

Do episódio, uma leitura vai sedimentando: o recado de Bolsonaro é “toquem a agenda, mas não coloquem em risco meu mandato agora e minhas possibilidades de reeleição daqui a pouco menos de dois anos”.

Nota-se certa decepção com esse limite colocado aos movimentos do ministro da Economia. Mas seria irrealista esperar algo diferente. Em todo governo, como em toda instituição, qualquer subordinado precisa negociar com o chefe as questões mais delicadas.

E quando num governo, qualquer governo, você começar a ouvir falar em “superministro”, saiba que ele está a caminho de ser enquadrado ou de cair. Os mais inteligentes costumam encaixar-se na primeira opção.

Vamos além disso acompanhar as possíveis outras mudanças nos escalões superiores da República. Que certamente estarão voltadas para fortalecer o projeto presidencial para 2022. E ver como, e se, o Congresso entrega o desengessamento orçamentário.

E qual vai ser afinal o volume de gastos com o novo auxílio emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário