segunda-feira, 8 de junho de 2020

A marca social

Hoje o presidente da República disse que o problema do Brasil são as nascentes manifestações contra o governo dele. Jair Bolsonaro e equipe estão preocupados, sabe-se, com a possibilidade de a insatisfação social produzida pela recessão econômica funcionar como fogo no palheiro e produzir movimentação ponderável nas ruas.

O Planalto teme especialmente um “quadro chileno”, e o presidente tem dito isso em reserva e em público. Manifestações de massa que desdobram em atos violentos. Como as que no Chile fizeram mergulhar a popularidade do presidente Sebastián Piñera e agora nos Estados Unidos começam a queimar, segundo todas as pesquisas, a gordura (política) de Donald Trump.

Mas o governo não está parado esperando o tsunami. Também hoje o ministro da Economia falou a deputados que a administração Bolsonaro vai repaginar o Bolsa Família. Vai tentar fazer do novo projeto uma ponte para a baixa renda e os informais atravessarem a corredeira do pós-Covid. De quebra, o governo ganharia o que a marquetagem chama de “marca social”.


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