terça-feira, 23 de junho de 2020

Abertura mental

Enquanto segue a corrida pela vacina (clique aqui), em outras frentes científicas verifica-se que a chamada “imunização de rebanho” talvez nunca tenha sido mesmo uma alternativa razoável.

Pois estudos começam a apontar que a imunização obtida pelo contato com o SARS-CoV-2 talvez não seja duradoura (clique aqui).

Numa boa notícia para as mulheres, outro estudo ainda inicial mostra que um remédio comum no tratamento de diabetes tem efeito bastante positivo em pacientes graves do sexo feminino (clique aqui).

São notícias diversas, de fontes diversas, mas que compõem um quadro cada vez mais nítido. Ele revela que os profissionais estão correndo a aprender a lidar com a Covid-19 como quem conserta um avião em pleno voo.

Aprendendo a atirar em pleno combate. Coisa que não chega a ser surpresa. Se o vírus é novo até no nome, não haveria mesmo como saber tudo sobre ele com antecedência.

Mas isso tem consequências. Será que não seria hora de um pouco mais de humildade? Menos certezas peremptórias? Um pouco mais de curiosidade e de abertura mental ao contraditório?

Nenhum comentário:

Postar um comentário