sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dança da cadeira

Países não têm amigos, têm interesses. Líderes idem. Hoje Donald Trump atirou Jair Bolsonaro às feras na operação para livrar a própria pele. E o mais curioso é que ambos vêm seguindo a mesma receita, e escolhendo também os mesmos adversários.

Ambos minimizaram de saída o SARS-Cov-2, demoraram a entender a gravidade do quadro, decidiram lutar pela reabertura dos negócios mesmo antes de a Covid-19 estar controlada, depositam fé na cloroquina, brigam com os governadores adeptos do isolamento social.

Trump rompeu com a Organização Mundial da Saúde. O Brasil ameaça copiar.

Para azar dos dois (ou também pelos seus atos?), EUA e Brasil caminham para liderar o ranking negativo em números absolutos. Sempre haverá quem argumente com números proporcionais, mas na guerra de propaganda é ingenuidade depender da boa vontade do adversário.

No velho divertimento da dança da cadeira, alguém sempre acaba sobrando quando a música para. Os suecos e Trump já deram um jeito de fazer autocrítica, aberta ou dissimulada, antes de ficarem sozinhos em pé quando todo mundo já está sentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário