quinta-feira, 11 de junho de 2020

Montanha-russa

O mercado financeiro está como o brinquedo emocionante dos parques de diversões. Um sobe-e-desce só. Hoje no Brasil não funcionou, por causa do feriado. Mas nos Estados Unidos os índices de bolsa mergulharam.

Duas razões fortes: 1) as taxas de desemprego ali devem permanecer altas e 2) novos e renovados focos da Covid-19. O segundo fator dá um gás no primeiro, na medida em que estimula novas quarentenas e lockdowns.

Os sabidos ganharam na subida das últimas semanas, e se foram sabidos mesmo deram um jeito de realizar. Porque o otimismo desenfreado diante da pandemia tem boa dose de irrealismo. Antes da vacina não haverá normalidade.

Pois setores inteiros da economia global continuam parados, a confiança do consumidor continua em baixa e as empresas continuam concentradas em defender o caixa. É, sim, hora de oportunidade para quem estiver disposto a tomar risco. Mas quem?

Uma saída é os governos encontrarem maneiras criativas de gerar empregos.   Deveria ser a prioridade. Sem isso, nem pensar em recuperação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário