Os grandes treinadores conseguem mudar, a favor, um jogo ainda no intervalo. Ou até com a partida em andamento. Ajuda muito se tiverem antes treinado as alternativas. Se não treinaram, o jeito é tentar resolver na raça mesmo e -por que não?- apelar aos céus por ajuda.
Todo o plano econômico estava montado na premissa de que se o governo economizasse levaria o capital privado a investir e assim relançar a economia. Poderia dar certo? Talvez, se fosse dado tempo suficiente. Infelizmente não saberemos. Pois a realidade guinou 180 graus.
Até os mais ortodoxos dizem ser hora de os governos colocarem dinheiro para circular sem dó nem piedade, para manter vivo o organismo. Cumprida essa etapa, e tendo o paciente sobrevivido, cuidar-se-á de corrigir as deformações e danos colaterais causados pela terapia.
Quando mais cedo a equipe econômica se convencer de que o cenário mudou, mais confiança despertará de que é capaz de virar o jogo. Na hora da dificuldade extrema é que um dream team faz acontecer. E não dizem que confiança é chave para a economia?
É como narrava um famoso locutor das antigas: “O tempo passa, torcida brasileira...”
Aliás, a ciência já demonstrou: o tempo é uma medida que não anda para trás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário