domingo, 29 de março de 2020

O valor dos números absolutos

O gráfico dos casos em Nova York parece que vai superar a Lombardia, Madri e a Catalunha. E os Estados Unidos desenvolvem um cenário original da Covid-19: país de dimensões continentais com propagação disseminada e vários hotspots, ainda que o foco de maior gravidade pareça estar em NY mesmo.

Talvez por aqui a coisa se desenvolva de modo similar, espacialmente distribuída e com diversos focos graves. Os números mais exatos virão quando vierem os testes em maior escala. Até agora a flutuação das estatísticas é típica de situações que ainda não atingiram massa crítica.

Por isso, falar em números com razoável margem de segurança talvez seja prematuro. Alguns cálculos afirmam que o número de infectados é muito maior, ou por subnotificação ou por serem assintomáticos ou pouco sintomáticos. Se for assim, a letalidade também será muito menor do que as contas feitas agora.

Talvez certos cálculos políticos baseiem-se nisso. Arriscado. Em certas situações os números absolutos costumam pesar mais que as porcentagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário