segunda-feira, 13 de julho de 2020

E nos EUA...

Assolada pela crescente curva de casos, a Califórnia deu marcha-a-ré na reabertura da economia (leia). E um estudo de universidade norte-americana (Harvard) informa que pelo menos 110 mil pequenos negócios fecharam as portas entre o início de março e o início de maio naquele país. Aliás vale a pena ler a reportagem do NYT sobre o drama das pequenas empresas ali (leia).

No final do ano tem eleição nos Estados Unidos. Não é o caso de subestimar a preocupação sanitária, mas política é política. Donald Trump luta para reduzir o sofrimento eleitoral dele, pelo menos na parte atinente aos efeitos econômicos da Covid-19, Estão em alta no marketing dele as acusações contra a China. Com um problema: os EUA, diferente da China, tiveram tempo para se preparar.

Mas infelizmente levam todo o jeito de não ter se preparado para a pandemia. Hoje lideram em números ruins o grupo de países que em algum momento parecem ter optado pela chamada imunização de rebanho. E isso está tendo um custo. Em casos e, portanto, em mortes.

Qual será, afinal, o peso eleitoral dessa decisão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário