quinta-feira, 23 de julho de 2020

O que falta na equação

Conforme a volta às atividades segue sua marcha, novos desafios entram em pauta. O mais agudo agora é o retorno dos estudantes às aulas presenciais (ouça).

Se não por outras razões, extremamente importantes aliás, quanto mais tempo as crianças e jovens permanecem sem ir à escola mais se aprofunda o fosso entre os estudantes das boas instituições e os das não tão boas assim.

Porque é óbvia a assimetria entre o ensino a distância oferecido na escola pública e na particular.

Esta semana o Brasil debateu a educação, motivado pela votação da proposta de emenda constitucional do Fundeb (leia).

De tempos em tempos vota-se algum projeto para oferecer mais recursos ao ensino. É meritório.

Falta entretanto discutir um problema. Nos últimos (muitos) anos tivemos na maior parte do tempo ministros da Educação prestigiados, as verbas para o setor só crescem e talvez exibamos por aqui um dos mais detalhados sistemas de avaliação de desempenho.

Mas a qualidade avança pouco. Alguma coisa está faltando na equação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário