quarta-feira, 22 de julho de 2020

Por enquanto

O terceiro teste do presidente Jair Bolsonaro ainda deu resultado positivo. Uma reportagem do UOL explica bem a relatividade da informação (leia). A verdade é que, como já dito muitas vezes, na pandemia da Covid-19 os especialistas aprendem em pleno voo como funciona o avião. Não chega a ser uma novidade em pandemias. Vai-se aprendendo com ela à medida que oferece mais material para estudo.

Ainda sobre os testes, os Estados Unidos são o país recordista em casos e mortes por SARS-CoV-2 e Donald Trump diz que é porque ninguém testa o mesmo tanto que os norte-americanos. Quem foi checar acha que não é bem assim (leia). De todo modo, uma coisa é inquestionável: onde se optou pela "imunidade de rebanho" (se ainda não sabe o que é isso clique aqui) está morrendo mais gente.

Por outro lado, e sempre tem um outro lado, é preciso ver como vai ficar a situação quando os países e localidades que optaram pelo isolamento social radical completarem a reabertura. Espera-se naturalmente um aumento de casos, e de mortes, já que o vírus não é o tipo de sujeito que se cansa de esperar e vai embora. Por enquanto, a contabilidade é amplamente favorável a quem decidiu fechar tudo. Por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário