quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Teatral e artificial

O fivethirtyeight.com, dirigido por Nate Silver (@natesilver538), é um serviço bacana para acompanhar as estatísticas e probabilidades relacionadas à política norte-americana. Claro que pode errar. Todo mundo erra. Ainda mais nas eleições recentes mundo afora. Mas o serviço do "538" é bom.

A constatação interessante deles: houve sim este ano o tradicional efeito das convenções partidárias, cada candidato cresceu depois da respectiva, mas no caso de Trump foi relativamente leve e está virando fumaça com uma certa rapidez (leia).

Uma explicação possível é o ambiente de polarização permanente produzir um clima de campanha eleitoral permanente, e solenidades específicas acabam influindo menos para oscilações das curvas. Outra: convenção virtual é moderna, mas na prática não mobiliza.

Nos espetáculos esportivos de arquibancada vazia o barulho do público tem sido substituído por gravações. Para quem está jogando ou vendo pela tevê, ajuda a movimentar. Ainda não introduziram esse recurso na política. E sem massa, sem aplauso, sem vaia, a política tende a ficar ainda mais teatral e artificial.

Contra isso, vai crescer a importância dos debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário