segunda-feira, 7 de setembro de 2020

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Pandemias trazem, conforme diz o já batido clichê, um "novo normal". Nos Estados Unidos, um aspecto da nova vida pós emergência da Covid-19 é o aumento da demanda - e portanto do preço - de carros usados (leia). E as razões são duas.

Uma, naturalmente, é a queda da oferta de carros novos, resultado da paradeira na indústria. Mas a segunda é mais interessante: a disposição de trocar o transporte coletivo pelo individual. Ou trocar o Uber pelo carro próprio.

Aliás, quem anda de Uber - e não opta pela absurda possibilidade de impedir o condutor de abrir a boca - sabe como caiu a demanda pelo serviço depois da chegada do SARS-CoV-2.

Mas se a compra de carros "seminovos" aponta para o alto nos EUA é também porque o transporte coletivo ali é largamente utilizado pela classe média que tem carro - ou poderia ter - mas prefere deixar em casa. Definitivamente, não é o caso aqui.

Um campo interessante de estudos será o consumo no pós-pandemia, ou após a fase mais aguda dela. Disso dependerá, e muito, a recuperação econômica. Bom ficar de olho. 


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