quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Duas variáveis cruzadas

O site de notícias G1, entre outros, mantém um levantamento estado por estado da média móvel de óbitos pela Covid-19 (veja). É atualizado diariamente. Vale a pena acompanhar. Pelos dados de hoje no meio da tarde, parece haver uma correlação geográfica, relacionada à latitude. Nos estados mais ao sul a tendência é de alta na curva. Nos mais ao norte, de baixa.

Duas variáveis embaralham-se aqui. É preciso saber, por exemplo, se os estados mais ao sul estão subindo agora a ladeira fatal por causa do inverno ou porque foram os últimos a engatar a subida. Idem para os mais ao norte. Estão caindo por causa da localização geográfica ou porque foram os primeiros a escalar o trágico morro?

Entrementes, segue a disputa política. Em cada nível da federação, o oposicionismo acusa o governismo de principal responsável pela trágica contabilidade de mortes. E vai ser assim na disputa eleitoral das prefeituras, até a decisão. A política é como ela é. Resta aguardar que os cientistas, pelo menos os que não foram tragados pelas guerras partidárias, resolvam esta e as demais charadas trazidas pelo SARS-CoV-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário