domingo, 12 de abril de 2020

O blame game

Você percebe que a política de um país está contaminada, e doente, quando os principais políticos parecem mais ocupados em apontar responsáveis pelos problemas do que em resolver. É o caso brasileiro na crise desencadeada pela Covid-19.

Enfrentar o SARS-CoV-2 leva todo o jeito de ter sido delegado aos técnicos, enquanto os supostos líderes andam mais entretidos em jogar o blame game. Mais interessados em quem vai levar a culpa pelas mortes e pelo desemprego.

O “parecem” do primeiro parágrafo é importante. Políticos preocupam-se antes de tudo com a política. Querer diferente é ingenuidade. Mas o pulo do gato está exatamente em não deixar transparecer, em dar a impressão de que não, de que o bem-estar do povo vem antes de tudo.

Vai prevalecer quem ajustar sua imagem pública nesse sentido. E também conseguir alcançar metas. E a guerra será de longa duração.

Pois se ainda não temos uma projeção realista de número de vítimas, já sabemos que na economia o ano será muito ruim. Mesmo que não chegue a recuar os 5% previstos pelo Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário