domingo, 26 de abril de 2020

Pontinhos políticos

O patamar por aqui do registro diário de óbitos (não confundir com óbitos diários) vinha ao redor de 200, subiu duas centenas e hoje voltou a cair. Será que é o domingo? Uma dúvida é se estava morrendo mais gente mesmo de Covid-19 ou se os falecidos vinham sendo testados mais rapidamente.

Ou as duas coisas.

A importância não é só estatística. Precisamos saber se andamos na ascendente ou no platô. Na descendente é que não estamos mesmo ainda. Saber por onde caminhamos seria importante para a decisão oficial de amainar o isolamento partir do chamado “critério técnico”.

Que aliás é uma impossibilidade na vida real. Políticos têm cada um seu “critério técnico” para tomar decisões políticas. Vale para “critério técnico” e também para “ciência”. Ambos existem sim, mas quando absorvidos pela narrativa política a coisa complica.

O fato? Todos os governos organizam a volta ao trabalho e às atividades. O isolamento total está no fim. Na boa? Quem jogou no ponto futuro, sabendo que a parada não poderia mesmo durar muito, fatura agora uns pontinhos. Desde que a tragédia não ganhe dimensões bíblicas. Os números não indicam. De novo, vamos torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário