segunda-feira, 20 de abril de 2020

Sejamos otimistas uma vez

A subnotificação é um fato em escala planetária. Se é verdade que a ampla maioria dos infectados pelo SARS-CoV-2 são assintomáticos ou com sintomas leves, a subnotificação de casos é esperada mesmo.

Mais precisas são três quantidades: internações, pacientes em UTI e óbitos. E mesmo aqui pode haver subnotificação quando a medida é em tempo real. Temos visto pelo mundo o número de óbitos ser ajustado a posteriori.

Meu olhar otimista enxerga os últimos dados brasileiros de mortes pela Covid-19 mais parecidos com uma progressão aritmética e menos parecidos com uma geométrica. Vai ver estamos achatando a curva.

As próximas duas semanas vão dizer. Se sim, a retomada progressiva da economia pelos estados virá em condições sanitárias menos ruins. Ainda numa hipótese otimista, quem sabe as medidas de distanciamento social não resolvam daqui para adiante.

Se meu otimismo não for abalroado pelos fatos, todos poderão dizer que ganharam. Os governadores por terem tomado medidas bem cedo. O presidente por insistir na volta ao trabalho.

Seria um debate até o final dos tempos. Um preço bem razoável a pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário