sábado, 23 de maio de 2020

Duas curvas

Há muitas reportagens sobre o andamento das vacinas, sobre a declividade das curvas de casos e mortes país a país, região a região, sobre o achatamento das mesmas curvas, sobre a taxa de infectados ou imunizados.

Mas, e a correlação, medida cientificamente, entre de um lado a duração e a intensidade do isolamento social e de outro o efeito sobre o andamento da epidemia de Covid-19 ainda está a merecer um olhar mais detalhado.

Abaixo, o gráfico comparativo de mortes diárias (média móvel de sete dias) em dois países, Brasil e Alemanha, plotados a partir dos três primeiros óbitos. A ferramenta está no site do Financial Times.

Fica claro que depois de um certo ponto a curva alemã vem sendo rapidamente declinante e a brasileira continua morro acima.

Se fôssemos um país um pouco mais normal talvez estivéssemos mais ocupados tentando fazer um benchmark. Tentando concluir, cientificamente, por que eles embicaram para baixo e nós continuamos morro acima.

Sem achismos.


Um comentário:

  1. A diferença é que na Alemanha, há apenas 1 governo central que controla toda a informação sobre as infeccçoes e óbitos. E aqui há 27 governos diferentes alimentando o banco de dados, e os de oposicao ao govenro central atuam para turbinar os dados.
    Até parece que vc não sabe disso. É tao obvio.

    ResponderExcluir