segunda-feira, 25 de maio de 2020

Aprender com eles

Poucas vezes na nossa história a política exterior teve tanto rebatimento na política interna. Talvez seja sinal de evolução em certo aspecto. Um país mais ligado no que vai pelo mundo. Novas situações, novos desafios. Hora de colocar o interesse nacional no centro do debate?

Tome-se por exemplo a atual disputa entre Estados Unidos e China. Hoje em webinar promovido pela FSB os embaixadores Sérgio Amaral e Marcos Caramuru e a jornalista e acadêmica Claudia Trevisan debateram as implicações da disputa para o mundo e para nós.

Na polêmica sobre alinhamentos, é fato que somos um país das Américas, e assim não é possível subestimar a importância das nossas relações com Washington. E é visível a complementaridade da nossa economia com a chinesa.

Uma característica dos nossos dias é certa desorientação intelectual e ideológica, alguma dificuldade para, efetivamente, colocar o interesse nacional no centro das preocupações. Talvez seja algo que possamos aprender tanto com os americanos quanto com os chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário